Livro

Refletir as Sociedades Filarmônicas da Bahia: desafios e novos caminhos é um livro de 8 artigos que foram escritos por estudiosxs e pesquisadorxs das filarmônicas baianas a convite do projeto Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia.Cada um dxs autorxs aborda um tema desafiador no contexto atual das sociedades filarmônicas.

Joel Barbosa discute novas práticas pedagógicas para as bandas de música, com uma especial abordagem sobre o Da Capo Criatividade.

Ao seu esforço se soma o artigo de Denise Marques que analisa os métodos e práticas pedagógicas de uma filarmônica centenária no decorrer da sua história.

Já Regina Cajazeira dedica seu texto ao tema da formação continuada dos músicos da banda, apresentando uma proposta lúdica, de baixo custo e com amplas possibilidades de integração com a comunidade.

Celso Benedito destaca a importância da oralidade e dos recursos tradicionais empregados pelos mestres de Banda na formação e na performance.

Fred Dantas chama a atenção para o tema da composição, que vem se perdendo no seio das filarmônicas, ainda que seja a Bahia reduto de grandes compositores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Laurisabel da Silva realiza um percurso sobre a presença das mulheres nas bandas filarmônicas, questionando os dogmas e preconceitos impostos e ainda vivos nessas entidades.

Taiane Fernandes analisa a política cultural para as sociedades filarmônicas da Bahia. Ela propõe uma ampliação do olhar sobre o tema a partir da politica cultural para as filarmônicas na Espanha. Defende que para a reinvenção destas associações competem varios fatores e nao somente sua capacidade organizativa.

Gleise Oliveira e Taiane Fernandes fecham este livro com um capítulo dedicado ao projeto Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia, onde apresentam as etapas e estratégias dessa iniciativa.

Clique no botão para baixar o livro em pdf!
Boa leitura!