O projeto

O Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia é um projeto de pesquisa que vai mapear a existência de sociedades filarmônicas nos 417 municípios do estado da Bahia até o ano de 2020, considerando entidades ativas e inativas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A duração da pesquisa é de cerca de quatro meses (janeiro a abril de 2021) e  será desenvolvida a partir de uma metodologia já usada em outros mapeamentos, que consiste na coleta de dados através da realização de entrevistas e na recepção de informações via formulário on line disponível para o preenchimento por qualquer pessoa interessada em colaborar. O Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia será executado integralmente de modo remoto, via telefone celular, WhatsApp, e-mail, Messenger, Facebook, Instagram e o próprio site do projeto.

Nossos objetivos são:

• Realizar um mapeamento das sociedades filarmônicas ativas e inativas na Bahia até o ano de 2020.
  • Identificar a realidade atual das sociedades filarmônicas baianas
  • Contribuir para a reflexão sobre a importância das sociedades filarmônicas no campo cultural baiano.
  • Estimular o reconhecimento mútuo das filarmônicas em atividade na Bahia.
  • Produzir uma base de dados atualizada que sirva de instrumento para as sociedades filarmônicas, os gestores culturais, os produtores culturais e os pesquisadores em cultura.
  • Promover o debate em torno dos desafios atuais e futuros das sociedades filarmônicas baianas.

Como produtos finais, vamos gerar: o Mapa atualizado das sociedades filarmônicas baianas que estará publicado aqui no site e disponível também em pdf gratuitamente para qualquer pessoa baixar e imprimir se quiser; e um livro de artigos de estudiosos das sociedades filarmônicas refletindo sobre o presente e o futuro dessas entidades culturais, também acessível em pdf aqui no site.

Todas as contribuições são bem-vindas!! Se você tem qualquer informação sobre a existência de uma filarmônica na sua cidade, seja ela antiga, tradicional ou recém criada, esteja ativa ou já extinta, mande essa informação pra gente. É fácil participar! Clique aqui e preencha o formulário com o que você souber, não é necessário preencher todos os campos. Com apenas 15 minutos do seu tempo você pode ajudar as sociedades filarmônicas baianas a ganharem mais apoio e visibilidade.