O projeto

O Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia é um projeto de pesquisa que mapeou a existência de sociedades filarmônicas nos 417 municípios do estado da Bahia até o ano de 2020, considerando entidades ativas e inativas. O projeto teve o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A duração da pesquisa foi de cerca de oito meses (janeiro a agosto de 2021) e adotou uma metodologia já usada em outros mapeamentos, que consistiu na coleta de dados através da realização de entrevistas e na recepção de informações via formulário on line disponível para o preenchimento por qualquer pessoa interessada em colaborar. O Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia foi executado integralmente de modo remoto, via telefone celular, WhatsApp, e-mail, Messenger, Facebook, Instagram e o próprio site do projeto.

Os objetivos que guiaram este projeto foram:

• Realizar um mapeamento das sociedades filarmônicas ativas e inativas na Bahia até o ano de 2020.
  • Identificar a realidade atual das sociedades filarmônicas baianas
  • Contribuir para a reflexão sobre a importância das sociedades filarmônicas no campo cultural baiano.
  • Estimular o reconhecimento mútuo das filarmônicas em atividade na Bahia.
  • Produzir uma base de dados atualizada que sirva de instrumento para as sociedades filarmônicas, os gestores culturais, os produtores culturais e os pesquisadores em cultura.
  • Promover o debate em torno dos desafios atuais e futuros das sociedades filarmônicas baianas.

Como produtos finais, foram gerados: o Mapa atualizado das sociedades filarmônicas baianas que esta publicado aqui no site e disponível também em pdf gratuitamente para qualquer pessoa baixar e imprimir; e o livro Refletir as Sociedades Filarmônicas da Bahia: desafios e novos caminhos, também disponível gratuitamente.

O Mapa da Sociedades Filarmônicas da Bahia é um projeto contínuo, que estará em constante atualização, ainda que dependamos da captação de novos recursos para a realização de novas ações.

Mesmo com a primeira versão finalizada, você ainda pode contribuir com o Mapa. Todas as contribuições são bem-vindas!! Se você tem qualquer informação sobre a existência de uma filarmônica na sua cidade, seja ela antiga, tradicional ou recém criada, esteja ativa ou já extinta, que não apareça no Mapa ou esteja faltando algum dado, mande essa informação pra gente pelo nosso formulário de contato.